Físicos criam “capa da invisibilidade”.

Atenção: um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell conseguiu criar um conceito de capa da invisibilidade que não só faz as coisas sumirem diante dos olhos como também faz o objeto desaparecer no tempo!


Os físicos envolvidos no estudo enviaram um raio de luz entre duas “lentes temporais”, que têm a capacidade de desacelerar e comprimir o tal raio antes de expandi-lo novamente. Esta experiência cria um tipo de brecha no tempo e, durante 110 nanosegundos, o raio ficou invisível.
Ficou confuso? Os cientistas tentam explicar usando um exemplo mais fácil: “pense nos fótons como um trânsito intenso na estrada. Se você desacelerar o tráfego em certo ponto lá na frente, você vai abrir um espaço. Você vai poder atravessar a estrada usando o espaço vazio e, em seguida, acelerar o resto do tráfego de novo para os carros que ficaram alcançarem os carros que estão lá na frente. Para alguém que está bem no fim do trânsito, a brecha não existe e a provavelmente nunca existiu, já que não houve evidência dela”. Fez mais sentido, não fez?
E sim, você pode pensar que 110 nanosegundos é pouquíssimo tempo, mas os cientistas calculam que muito em breve vai ser possível aumentar esta duração… para até 120 microssegundos (1 microssegundo = 1 milionésimo de segundo).
Não vai dar para se esconder e passear pela rua incógnito? Não, não vai. É claro que a tal “capa” não é tão mágica e perfeita quanto a de Harry, mas esta descoberta tem um grande detalhe a seu favor – ela existe de verdade. Ponto para o futuro!


Compartilhar no Google Plus

0 comentários: